notícias
62a Mostra Internacional de Arte Cinematográfica de Veneza 2/08/05

O programa da 62ª edição do Festival de Cinema de Veneza foi anunciado em Roma, na passada quinta-feira, por Davide Croff, presidente da Biennale, e Marco Muller, director do evento cinematográfico.

A mostra divide-se em quatro secções principais: Competição, Fora de Competição, Horizontes e Corto Cortíssimo. Anunciaram-se ainda três retrospectivas: A História Secreta do Cinema Italiano 2 (1946-1876), A História Secreta do Cinema Chinês e A História Secreta do Cinema Japonês.

Sympathy for Lady Vengeance
«Sympathy for Lady Vengeance» ou «Chinjeolhan Geumjassi» - "A Simpática Sra. Geum-ja" -, de Park Chan-wook.
Serão exibidos quase quarenta filmes japoneses, de realizadores como Fukasaku Kinji, Suzuki Seijun e Mizoguchi Kenji, seleccionados de um período compreendido entre 1926 e 1978. Os títulos chineses serão cerca de 15, de «Dalu» (1934), de Sun Yu, a «Mama» (1990), de Zhang Yuan. Incluem-se nesta retrospectiva «Xin Nüsheng» (1935), de Cai Chusheng, com a célebre actriz Ruan Lingyu, «Yeban Gesheng» [«Song of Midnight»], de Maxu Weibang, ou o original de «Primavera numa Pequena Cidade» (1947), de Fei Mu.

A secção Horizons inclui 16 filmes, provenientes de vários continentes, incluindo duas produções chinesas: «Hongyan», de Lu Yu, e «Wuqiong Dong», de Ning Ying. Um dos dois filmes americanos é «Drawing Restraing 9», de Matthew Barney, com Björk, que voltou atrás na promessa de não se voltar a meter no cinema, depois da experiência com Lars Von Trier, em «Dancer in the Dark».

Fora de competição apresentam-se títulos mais comerciais, com uma presença forte dos EUA, de onde chegarão «Cinderella Man», de Ron Howard, ou «Bubble», de Stephen Soderbergh. Será apresentado o novo filme do espanhol Jaume Balaguerò, «Fragile», e o filme animado co-realizado por Tim Burton e Mike Johnson, «Corpse Bride» (Reino Unido).

A produção asiática está representada com os seguintes filmes: «Perhaps Love», de Peter Chan Ho-sun (China/Hong Kong), «Initial D», da dupla de «Infernal Affairs», Andrew Lau e Alan Mak (Hong Kong), «Yokai Daisenso», de Miike Takashi (Japão), «Final Fantasy VII: Advent Children», de Nomura Tetsuya (Japão), e «Seven Swords», de Tsui Hark (China/Hong Kong), cuja projecção abrirá o festival.

Grande destaque para a atribuição de um Leão de Ouro a Miyazaki Hayao pela sua carreira. Serão exibidas duas longas-metragens do mestre da animação nipónica — «Nausicaa of the Valley of the Winds» e «Porco Rosso» —, a que se juntará a curta «On Your Mark».

Em competição, concorrendo para o prestigiante Leão de Ouro, encontram-se 19 títulos, incluindo dois portugueses: «O Fatalista», de João Botelho (Portugal/França), e «O Espelho Mágico», de Manoel de Oliveira. Os portugueses concorrem contra nomes como Pupi Avati («La Seconda Notte di Nozze», Itália), Patrice Chéreau («Gabrielle», França), Abel Ferrara («Mary», Itália/EUA) ou Terry Gilliam («Brothers Grimm», RU).

Ang Lee concorre também ao Leão de Ouro com a produção canadiana «Brokeback Mountain», mas as nossas maiores expectativas quanto a nomes asiáticos reservam-se para Stanley Kwan Kam-pang, com «Changhen Ge» (China/Hong Kong), e Park Chan-wook, com «Sympathy for Lady Vengeance» — o fechar de uma trilogia, estreado na Coreia do Sul na passada sexta-feira.

O 62ª Mostra Internacional de Cinema de Veneza decorre entre 31 de Agosto e 10 se Setembro

Consulte o programa completo no site oficial

24th Hong Kong Film Awards 30/03/05

Os Hong Kong Film Awards de 2005 foram anunciados no passado dia 27 de Março. «Kung Fu Hustle» é o Melhor Filme, mas Derek Yee Tung-sing ganhou Melhor Realizador e Melhor Argumento, por «One Nite in Mongkok». Tony Leung Chiu-wai e Zhang Ziyi conquistaram os prémios de representação principais, pelo trabalho em «2046».

Segue a lista dos prémios (alguns nomeados entre parentesis).

Kung Fu
2046
One Nite in Mongkok
Melhor Filme: «Kung Fu Hustle» («2046», «Breaking News», «One Nite in Mongkok», «New Police Story» )

Melhor Realizador: Derek Yee Tung-sing, «One Nite in Mongkok» (Benny Chan Muk-sing, «New Police Story»; Stephen Chow Sing-chi, «Kung Fu Hustle»; Johnnie To Kei-fung, «Breaking News»; Wong Kar-wai, «2046»)

Melhor Actor: Tony Leung Chiu-wai, «2046» (Jackie Chan, «New Police Story»; Stephen Chow Sing-chi, «Kung Fu Hustle»; Alex Fong Chung-sun, «One Nite in Mongkok»; Daniel Wu, «One Nite in Mongkok»)

Melhor Actriz: Zhang Ziyi, «2046» (Sylvia Chang Ngai-ga «20 30 40»; Cecilia Cheung Pak-chi, «One Nite in Mongkok»; Karena Lam Ka-yan, «Koma»; Yuen Qiu, «Kung Fu Hustle»)

Melhor Actor Secundário: Yuen Wah, «Kung Fu Hustle»

Melhor Actriz Secundária: Bai Ling, «Dumplings: Three... Extremes»

Melhor Argumento: Derek Yee Tung-sing, «One Nite in Mongkok»

Melhor Fotografia: Christopher Doyle, Lai Yiu-fai e Kwan Pun-leung, «2046»

Melhor Actor/Actriz Estreante: Tian Yuan, «Butterfly»

Melhor Montagem: Angie Lam On-yi, «Kung Fu Hustle»

Melhor Direcção Artística: William Cheung Suk-ping, Alfred Yau Wai-ming, «2046»

Melhor Guarda-Roupa e Maquilhagem: William Cheung Suk-ping, «2046»

Melhor Direcção de Acção: Yuen Woo-ping, «Kung Fu Hustle»

Melhor Banda Sonora Original: Peer Raben e Shigeru Umebayashi, «2046»

Melhor Canção Original: "Gum Gum Gum", «McDull, Prince de la Bun», por The Pancakes (curiosamente triunfou sobre Sammi Cheng Sau-man, que concorria com três canções para outros tantos filmes).

Melhores Efeitos Sonoros: Steven Ticknor, Steve Burgess, Rob Mackenzie e Paul Pirola, «Kung Fu Hustle»

Melhores Efeitos Visuais: Chung Chi-hung, Ma Wing-on, Tam Kai-kwun e Hung Lau-leung, «Kung Fu Hustle»

Melhor Filme Asiático: «Oldboy» (Coreia do Sul) (concorria contra «House of Flying Daggers», China; «Quill», Japão; «A World without Thieves», China; «Zatoichi», Japão)

Ainda: Prémio Jovem Realizador para Wong Ching-Po («Jiang Hu»), Prémio Carreira para Jackie Chan e a nomeação de Bruce Lee como “Estrela do Século do Cinema Chinês” — prémio entregue à sua filha, Shannon Lee Keasler.

Comentários já disponíveis: «One Nite in Mongkok», «2046», «Breaking News» e «Oldboy». A comentar em breve: «Kung Fu Hustle», «Three... Extremes», «New Police Story». «McDull, Prince de la Bun» e «A World without Thieves» serão projectados no FEFF em Udine, no final de Abril, prevendo-se algumas linhas sobre eles por aqui, em Maio.

Site oficial

Udine FAR EAST Film 7 27/03/05

O programa da próxima edição do Festival de Cinema Asiático de Udine, Far East Film, foi recentemente divulgado pela organização.

Este ano foi programada a primeira retrospectiva no Ocidente das produções do estúdio japonês Nikkatsu, apresentando-se um total de 16 filmes, estreados entre os anos de 1958 e 1970.

As produções nipónicas estão em grande força no festival, acrescentando-se mais oito títulos em competição e as projecções de «Lady Snowblood» (1973) e «Desert Moon» (2001), no âmbito de um foco especial sobre directores de fotografia. Tamura Masaki fotografou as duas entradas japonesas, a que se juntam «Memories of Murder» e «Peppermint Candy», por Kim Yeong-gu (Coreia do Sul), e «Milho Vermelho» e «Adeus Minha Concubina», por Gu Changwei (China).

Para a competição anunciaram-se seis filmes da República Popular da China, oito de Hong Kong, dez da Coreia do Sul, oito do Japão, quatro da Tailândia, três das Filipinas e um da Malásia.

Outras novidades para o FEFF 7: a exposição de fotografia de Jupiter Wong, com cerca de 200 imagens captadas durante a produção de filmes de Hong Kong, entre 1988 e 2005, e outra exposição intitulada “Mangashi (Comics in Japan) — from Toba Sojo to Internet”, organizada em conjunto com o Comicon de Napoles (referenciado como o mais importante festival europeu de banda desenhada). Esta mostra acompanhará o desenvolvimento da manga desde o final do Séx. XIX passando pela “nova vida” nos anos 60, até ao boom da BD japonesa e da anime dos anos 70 até aos dias de hoje.

Ainda fora do âmbito estrito do cinema, esta edição do FEFF programou um concerto nocturno com o duo rock feminino japonês Afrirampo, que fez primeiras partes dos Sonic Youth na Europa e nos EUA.

O filme de abertura de Udine 2005, a decorrer entre 22 e 29 de Abril próximos, será «A World without Thieves», do chinês Feng Xiaogang, com Andy Lau e Rene Liu.

Segue a listagem, não definitiva, dos filmes a projectar (títulos a bold foram comentados no site):

Teatro Nuovo
O Teatro Nuovo Giovanni da Udine (foto de 2004).
CHINA
A Letter from an Unknown Woman, XU Jinglei, 2004
Peacock, GU Changwei, China 2005
A World Without Thieves, FENG Xiaogang, China/Hong Kong, 2004
Last Level, WANG Jing, 2004
White Gardenia, JIANG Lifen, 2005
Suffocation, ZHANG Bingjian, 2005

TAILÂNDIA
Pattaya Maniac, Yuhtlert SIPPAPAK, 2004
Born to Fight, Panna Ritthikrai, 2004
Zee-Oui – The Man Eater, Buranee Rachaiboon and Nida Sudasna, 2004
Art of the Devil, Thanit Jitnukul, 2004

COREIA DO SUL
Arahan, RYU Seung-wan, 2004
Someone Special, JANG Jin, 2004
A Family, LEE Joeng-chul, 2004
Everybody Has Secrets, CHANG Hyun-soo, 2004
To Catch a Virgin Ghost, Shin Jung-won, 2004
R-Point, KONG Soo-chang, 2004
Some, CHANG Youn-hyun, 2004
Road, BAE Chang-ho, 2004
Flying Boys, BYUN Young-joo
Green Chair, PARK Chul-soo, 2005

JAPÃO
Kamikaze Girls, TETSUYA Nakashima, 2004
Tales of Terror, AA.VV., 2004
Crying Out Love in the Center of the World, YUKISADA Isao, 2004
Lady Joker, HIRAYAMA Hideyuki, 2004
Lorelei: The Witch of The Pacific Ocean, HIGUCHI Shinji, 2005
One Missed Call 2, TSUKAMOTO Renpei, 2005
We Shall Overcome Some Day, KAZUYUKI Izutzu, 2005
Ichigo Chips, SHUN Nakahara and TSUTOMU Takahashi, 2005

FILIPINAS
Mr Suave, Joyce BERNAL, 2003
Feng Shui, Chito S. ROÑO, 2004
Pasiyam, Erik MATTI, 2004

MALÁSIA
Pontianak - Scent of the Tuber Rose, Shuhaimi BABA, 2004

HONG KONG
Love Battlefield, CHEANG Pou-soi, 2004
Beyond Our Ken, PANG Ho-cheung, 2004
Yesterday Once More, Johnnie TO, 2004
One Nite in Mongkok, Derek YEE, 2004
Mcdull, Prince De La Bun, TOE Yuen, 2004
Explosive City, Sam LEONG, 2004
Crazy N' The City, James YUEN, 2005
Hidden Heroes, Joe MA/CHEANG Pou-soi, 2004

PROJECÇÕES ESPECIAIS:
One and Eight, ZHANG Junqiao, China 1983
The Cherry Orchard, NAKAHARA Shun, Japan 1990

FOCO EM DIRECTORES DE FOTOGRAFIA:

Memories of Murder, BONG Joon-ho, South Korea 2003
Peppermint Candy, LEE Chang-dong, South Korea 2000

Lady Snowblood, FUJITA Toshiya, Japan 1973
Desert Moon, AOYAMA Shinji, Japan 2001

Red Sorghum, ZHANG Yimou, China 1987
Farewell My Concubine, CHEN Kaige, China 1993

NO BORDERS, NO LIMITS:
THE WORLD OF NIKKATSU ACTION:
Red Quay, MASUDA Toshio, 1958
Rusty Knife, MASUDA Toshio, 1958
Season of Heat, KURAHARA Koreyoshi, 1960
Tales of a Gunman: Quick-Draw Ryu, NOGUCHI Hiroshi, 1960
Plains Wanderer, SAITO Buichi, 1960
Crimson Pistol, USHIHARA Yoichi, 1961
Fast-Draw Guy, NOMURA Takashi, 1961
Dirty Work, SAITO Buichi, 1961
Glass Johnny, KURAHARA Koreyoshi,1962
Red Handkerchief, MASUDA Toshio, 1964
Black Tight Killers, HASEBE Yasuharu, 1966
A Colt Is My Passport, NOMURA Takashi, 1967
The Velvet Hustler, MASUDA Toshio, 1967
Gangster VIP, MASUDA Toshio, 1968
Roughneck, HASEBE Yasuharu, 1969
Stray Cat Rock - Sex Hunter, HASEBE Yasuharu, 1970

Site oficial do festival

Palmarés Deauville 2005 21/03/05

A edição do Festival de Cinema Asiático de Deauville decorreu de 9 a 13 de Março, atribuindo o Grande Prémio a um filme de Taiwan: «Holiday Dreaming».

Lótus para o Melhor Filme: «Holiday Dreaming», Hsu Fu-chun (Taiwan)
Prémio do Júri «This Charming Girl», Lee Yoon-ki (Coreia do Sul)
Lótus para o Melhor Argumento: «The World», Jia Zhang-ke (China)
Lótus Action Asia: «Arahan», Ryu Seung-wan (Coreia do Sul)
Lótus Air France/Prémio da Crítica Internacional: «Holiday Dreaming»
Lótus Premiere: «Electric Shadows», Xiao Jiang (China)

Site oficial do festival

IndieLisboa 2005 16/03/05

Na segunda edição do Festival de Cinema Independente de Lisboa haverá lugar para um destaque a dois “Heróis Independentes”: a Cinematografia Independente da Argentina e o realizador chinês, da dita 6ª geração, Jia Zhangke.

De Jia, que estará presente em Lisboa, será feita uma retrospectiva que englobará todos os seus filmes, de «Xiao Wu» (1997) a «Shijie» [«The World», 2004], passando pelo único que estreou em Portugal, «Plataforma/Zhantai» (2000).

No que toca ao cinema independente argentino serão projectadas várias longas e curtas-metragens de Pablo Trapero, Lucrecia Martel ou Lisandro Afonso — a presença do último está já confirmada.

O Júri Internacional é constituído por Ilda Santiago, directora do Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro, Beatriz Batarda, actriz portuguesa, Lisandro Alonso, Olaf Möller, crítico alemão, e Kieron Corless, jornalista britânico. Haverá também um júri Onda Curta — os prémios serão a compra para exibição no programa homónimo do canal 2.

O filme de abertura é «Born into Brothels» (Oscar de Melhor Documentário), de Zana Briski e Ross Kauffman, e no encerramento será projectado «My Summer of Love», de Pawel Pawlikowski. Quanto ao resto da programação, duas boas propostas foram já anunciadas: uma versão próxima do “director's cut” do épico de guerra de Samuel Fuller, «The Big Red One» (1980), sub-titulada “The Reconstruction”, e a exibição da trilogia completa «Infernal Affairs» (2002-2003), da qual o primeiro filme foi distribuído comercialmente em Portugal («Infiltrados»), mas posteriormente desprezado numa edição DVD apenas com dobragem em inglês.

O festival decorre entre 21 de Abril e 1 de Maio, no Fórum Lisboa e nos cinemas King Triplex. O programa completo será anunciado na próxima semana.

Site oficial IndieLisboa

Palmarés Fantasporto 2005 7/03/05

Os premiados na 25ª edição do Festival Internacional de Cinema do Porto foram anunciados sábado à noite, numa cerimónia de aproximadamente três horas, que incluiu um espectáculo de variedades apresentado por Jorge Gabriel, gravado pela RTP.

Fantasporto 2005
O Teatro Rivoli não exibiu filmes no último dia do Fantasporto para que fosse possível instalar o equipamento técnico destinado a efectuar a gravação televisiva da sessão de encerramento comemorativa dos 25 anos do festival.
Na edição comemorativa dos 25 anos do mais importante festival internacional de cinema português, a Secretária de Estado das Artes e Espectáculos, Teresa Caeiro, entregou ao Fantasporto e à banda musical GNR a Medalha de Mérito Cultural.

Além dos prémios oficiais, listados abaixo, foram atribuídos prémios à carreira de várias personalidades, convidadas pelo festival e presentes na cerimónia (pela ordem de subida ao palco): Karen Black, GNR, Guillermo del Toro, Doug Bradley, Tino Navarro, Claudio Simonetti, Brian Yuzna, Vicenzo Natali, John Hurt e Dario Argento.

Secção Oficial Fantástico

Grande Prémio: «Nothing» (Canadá), Vicenzo Natali
Prémio Especial do Juri: «Bubba Ho-Tep» (EUA), Don Coscarelli
Melhor Realizador: Robin Campillo, «Les Revenants» (França)
Melhor Argumento: James Wan e Leigh Whannell, «Saw» (EUA), James Wan
Melhor Actor: Bruce Campbel, «Bubba Ho-Tep»
Melhor Actriz: Karen Black, «Firecracker» (EUA), Steve Balderson
Melhores Efeitos Especiais: Jeong Do-an, «Natural City» (Coreia do Sul), Min Byeong-cheon
Melhor Curta-Metragem: «La Dernière Minute» (França), Nicholas Salis

Semana dos Realizadores

Melhor Filme: «Oldboy» (Coreia do Sul), Park Chan-uk
Prémio Especial do Júri: «Sideways» (EUA), Alexander Payne
Melhor Realizador: Kumazawa Naoto, «Tokyo Noir» (Japão), segmento “Birthday”
Melhor Argumento: Hwang Jo-yun, Im Jun-hyeong e Park Chan-uk, «Oldboy»
Melhor Actor: Paul Giamatti, «Sideways»
Melhor Actriz: Kate Elliott, «Fracture» (Nova Zelândia), Larry Parr

Orient Express

Melhor Filme: «Ineo Gongju» [«My Mother, the Mermaid»] (Coreia do Sul), Park Heung-sik
Prémio Especial do Juri: «Vital» (Japão), Tsukamoto Shinya

Prémio TMN/Cinema Português: «Abraço ao Vento» (curta-metragem), José Manuel Ribeiro
Prémio do Público/JN: «Constantine» (EUA), Francis Lawrence
Prémio AMC: «Cypher» (EUA), Vicenzo Natali
Prémio da Crítica: «Vinzent» (Alemanha), Ayassi
Mélies de Prata: «Les Revenants».

Site oficial Fantasporto

Um fim de semana de Fantasporto 1/03/05

Notas sobre o primeiro fim de semana de Fantasporto.

O Fantasporto arrancou com as sessões competitivas na passada sexta-feira, com a projecção do filme sul-coreano «Oldboy» (Semana dos Realizadores) e o norte-americano «Saw» (Cinema Fantástico).

Dos filme visionados, destaca-se pela negativa «Cortex» de Raoul Girard, ficção científica pobre de orçamento e ideias, com uma execução amadora. «Oldboy» foi uma excelente abertura para as sessões nocturnas, que prosseguiram com «Saw», horror pós-moderno armado em esperto, mas pouco convincente. «Night of the Living Dorks» é uma comédia teen de zombies falada em alemão e constituiu um final de noite bem humorado.

O festival apresentou uma retrospectiva de Miike Takashi e no sábado foi possível (re)ver «One Missed Call» (comentado na análise a Sitges 2003). À noite, dois títulos de ficção científica: «Natural City», da Coreia do Sul, denotando (talvez demais) a influência do incontornável «Blade Runner» (o próprio realizador se referiu a ele) e o dispensável anime low budget «Parasite Dolls».

No domingo, tivemos duas boas propostas de cinema fantástico. O documentário de ficção «C.S.A. — Confederate States of America», apresentando uma História alternativa em que os sulistas venceram a Guerra da Secessão e a escravatura não foi abolida nos EUA (ou melhor nos ECA) até aos dias de hoje. Certamente um dos títulos mais fortes em competição, o invulgar «Bubba Ho-Tep», de Don Coscarelli e com Bruce Campbell — que desmarcou a sua viagem ao Porto à última da hora — apresenta Elvis Presley num lar de terceira idade em luta contra uma múmia assassina. «Vital» de Tsukamoto Shinya é visualmente belo, mas fica aquém do anterior «Snake of June», anteriormente apresentado no festival.

Na segunda-feira, houve oportunidade apenas para duas sessões: um filmes de zombies arthouse em francês, «Les Revenants» e o wuxia coreano «Sword on the Moon». Dois filmes interessantes mas sem que nenhum deixe marcas fortes.

O Fantasporto prossegue até ao próximo sábado, dia 5, com sessões de filmes premiados ainda no domingo.

Lee Eun-ju (1980-2005) 23/02/05

Lee Eun-ju
Lee Eun-ju em «Lover's Concerto».
A actriz sul-coreana Lee Eun-ju suicidou-se terça-feira, dia 22 de Fevereiro, no seu apartamento na cidade de Pundang. Entre os seus trabalhos incluem-se «Lover's Concerto» (2002) e «Taegeukgi» (2004). Tinha 24 anos.

The Korea Times

Kung Fu Hustle em Junho 14/02/05

Poster
Chow
A Columbia Tristar lançará na Europa, no início de Junho, o último filme de Stephen Chow Sing-chi, «Kung Fu Hustle» («Kung Fu» apenas, no original), seis meses depois da estreia em Hong Kong, onde viria a ser um esmagador êxito de bilheteira. A estreia nos EUA será em Abril.

No início de Fevereiro, «Kung Fu Hustle» havia já amealhado mais de seis milhões de euros em Hong Kong, ultrapassando, por uma curta margem, «Shaolin Soccer» (2001), igualmente interpretado e realizado por Chow e já distribuído em Portugal no mercado vídeo, numa versão truncada — com cortes e dobrado em inglês —, depois de “guardado” dois anos pela Miramax.

«Kung Fu Hustle» poderá ser o grande vencedor dos Hong Kong Film Awards, na cerimónia do dia 27 de Março, uma vez que foi o filme que obteve maior número de nomeações: 16, seguido por «2046», de Wong Kar-wai, com 12, e «New Police Story», de Benny Chan, com oito.

No seu novo filme, Stephen Chow interpreta, mais uma vez, um indivíduo que vive de expedientes, à margem da sociedade. Depois de concluir que não se ganha nada neste mundo sendo-se bonzinho, pretende juntar-se às fileiras de um gang vicioso que impõe a sua lei e controla inclusive a polícia. O domínio dos criminosos é posto em causa quando entram em confronto com os habitantes de um bairro chamado de “Beco da Pocilga” (o nome diz muito), onde vivem secretamente alguns dos maiores mestres de artes marciais.

Com abundante uso de efeitos digitais e um humor mou lei tau/nonsense onde tudo parece ser permitido, «Kung Fu Hustle» recorre aos préstimos de Yuen Woo-ping e Sammo Hung Kam-bo para coreografar a acção.

A estreia em Portugal está prevista para dia 2 de Junho, com um razoável número de cópias para um filme não falado em inglês.

Fantasporto 2005
Programação anunciada
17/1/05

Oldboy
My Mother the Mermaid
Dois filmes coreanos que poderão ser vistos no Fantasporto: «Oldboy» e «My Mother the Mermaid».
A edição dos 25 anos do Festival Internacional de Cinema do Porto decorre entre 21 de Fevereiro e 7 de Março. Este ano, as sessões de abertura e encerramento abarcam as duas semanas. Nas edições anteriores, tínhamos uma semana de “pré-fantas” com retrospectivas antes de entrarmos no programa oficial. O programa definitivo foi publicado recentemente no site oficial do festival.

Em 2004 foi criada a Secção Orient Express, dedicada, como o nome indica, às cinematografias asiáticas. Este ano a programação é mais extensa e também mais sólida, com uma presença forte de filmes da Coreia do Sul. Acresce uma retrospectiva com alguns filmes de Miike Takashi e algumas obras de terror japonês, como os incontornáveis «Ring» e «Dark Water».

Na secção principal do festival encontram-se três filmes coreanos: «The Doll Master», de Jeong Yong-ki, «Wonderful Days», de Kim Mun-saeng, e «Natural City», de Min Byung-cheon.

Na Semana dos Realizadores, o destaque cai sobre «Oldboy», de Park Chan-uk. São ainda apresentados «Sword in the Moon», também da Coreia, e «Tokyo Noir», do Japão.

A Secção Orient Express é dominada pelo cinema sul-coreano, com oito entradas num total de 11 filmes. Sobram três japoneses: «Tokyo Noir», «One Missed Call» e «Vital». Os filmes coreanos são: «Fighter in the Wind», «Oldboy», «Sword in the Moon», «My Mother the Mermaid», «Bunshinsaba», «Natural City», e duas obras de animação — «Wonderful Days» e «Oseam» — que integram também a nova secção Anima-te.

O programa é certamente sedutor, apresentando um bom leque de filmes que justificam passar alguns dias na cidade invicta. Gostaríamos de ver alguns filmes a representar Hong Kong, mas entendemos que não há espaço para tudo. Em compensação, serão exibidos os filmes indianos «Ghazad», «Chori Chori Chupke Chupke» e «Mohra». «Lagaan» e «Parichay», listados no line-up, parecem não ter chegado à programação, tal como «Rainy Dog» e «Audition», de Miike, e os Tetsuos, de Tsukamoto.

Fora do Oriente, destaca-se a retrospectiva Novíssimo Cinema Alemão e a presença forte do cinema espanhol em competição, assinalando-se o regresso de Juanma Bajo Ulloa («La Madre Muerta»), com «Frágil».

http://www.fantasporto.online.pt/

Notícias pp. 1 | 2 | 3 | 4


cinedie asia © copyright Luis Canau.