artigos

Udine 2005
Afrirampo

2/05/2005

Para o último dia da 7ª edição do Far East Film Festival de Udine, programou-se um concerto com as japonesas Afrirampo, que teria lugar no Teatro San Giorgio, a cerca de 20 minutos a pé do Teatro Nuovo, onde se projectaram os filmes em competição no festival (claro que o tempo de deslocação seria menor se não tivéssemos precisado de um mapa para dar com o local). O concerto começaria por volta da 1h30 de sábado, 30 de Abril, uma hora depois de se terem anunciado os vencedores do FEFF, e duraria cerca de 75 minutos.

As Afrirampo são uma banda de punk rock proveniente da cena underground de Osaka, que ganhou alguma popularidade ao fazer as primeiras partes dos concertos dos Sonic Youth na Europa. O dueto é constituído por Oni (guitarra, voz) e Pikacyu (bateria, voz), duas irmãs de 20 e poucos anos. A sonoridade é crua, como seria de esperar de música catalogada como punk/underground, sem recurso a outros instrumentos para além de uma guitarra e bateria. Definem a música que fazem como “naked rock” e têm predilecção pela cor vermelha. Tocam ao vivo com roupa leve e descalças. Editaram um CD-R, mais tarde remisturado e editado num CD (“A'”) — limitado a 1000 cópias — na etiqueta do grupo Acid Mothers Temple, com o qual colaboraram. No final de Abril de 2005, saiu um novo disco no Japão, pela Kioon Records (ligada à Sony): “Urusa in Japan”.

Oni e Pikacyu revelaram saber um pouco de italiano: “va bene”, “cosi cosi”, “odiamo Italia”, etc. A performance foi muito energética, com as duas a gritarem e a saltarem vigorosamente, com poucas pausas para descansar, para além de um momento em que se enroscaram fraternal e afectuosamente por detrás da bateria. O improviso foi regra, pelo que em muitas ocasiões se tornou difícil separar o que fazia parte de uma faixa do que era mera ligação entre faixas. O público exigiu dois encores, que incluíram a repetição do tema de apresentação, “Afrirampo”.

Site oficial da banda: www.afrirampo.com.

(As imagens ao lado podem ser ampliadas.)


cinedie asia © copyright Luis Canau.